O tratamento de esgoto é um direito assegurado pela Constituição, mas infelizmente há milhares de residências que não estão ligadas a uma rede de esgoto.
Quando não há o tratamento convencional, deve ser feito por meio da fossa séptica. Porém, a fossa séptica não remove os resíduos poluentes que acabam sendo lançados e poluindo a natureza.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que algumas plantas têm a capacidade de filtrar quase % dos poluentes e em alguns casos até removem contaminadores químicos. Os processos desse tipo de tratamento possuem preços variados, desde os mais baratos até os mais caros.
Preparamos neste artigo uma lista com algumas dessas espécies de plantas.
Sistema de fossa séptica com plantas
No geral, existe um sistema de fossa séptica e são feitos tanques que ficam embaixo da terra e são cobertos por pedras. As plantas ficam ali cultivadas. Quando esse esgoto passa por esses tanques, as raízes das plantas absorvem poluentes, material orgânico, as bactérias também eliminam os coliformes fecais existentes e ainda outros microrganismos causadores de doenças.
Ao final, essa água pode ser usada também para irrigar plantas, lavar calçadas ou simplesmente esta água pode ser devolvida ao meio ambiente.
- Aguapé
Essas plantas são encontradas em lagos e rios, principalmente em locais com lamas e com matéria orgânica abundante. Fica submersa em água.
Essa planta absorve até os metais mais pesados, como o chumbo. Por isso é bastante usada na limpeza de águas de rios contaminados por resíduos destes materiais liberados pela indústria.
Ela tem a capacidade de extrair nutrientes e as suas raízes retêm esses metais que estão em suspensão.
O cultivo desta planta é muito simples e não necessita de nutrientes específicos para que ela seja cultivada.
Fazer mudas desta planta também é simples, bastam rizomas com algumas folhinhas e colocar em água e ao sol.
Seu cultivo é bem aceito em águas descartadas em uso doméstico, como cozinha e banheiro.
- Lentilha d´água
É uma planta de ambiente aquático e que tem a capacidade de reduzir cerca de 20% de material orgânico do esgoto de residências. É uma planta bem pequena, cerca de dois centímetros, uma das menores plantas do mundo.
Essa planta precisa apenas de sol e nutrientes, no caso o esgoto possui esses nutrientes orgânicos.
A lentilha d’água apesar de ser pequena, elas crescem juntas e formam um grande tapete. Pode até ser confundido com algas que são nocivas ou com lodos.
- Bananeiras
O Sistema com utilização de bananeiras é bem simples. É aberto um buraco com cerca de um metro de diâmetro e ele deve ser preenchido com material seco, como galhos de plantas, cascas de coco e madeiras. E ao redor desse buraco são cultivadas bananeiras.
O custo desse sistema pode chegar a zero, caso o usuário consiga doação desses materiais.
Inclusive a água tratada pode ser reutilizada se não houver contaminação por fezes.
- Bambu
O bambu é uma gramínea que possui seus caules lenhificados e que são muito usados na fabricação de móveis, instrumentos musicais e muitos outros objetos.
Ao ser plantado nos locais de esgoto ele direciona para si os resíduos líquidos que passam por ela e os minerais e as matérias orgânicas são absorvidos e o esgoto é devolvido tratado ao meio ambiente. Além disso, elas absorvem a água e liberam oxigênio para a atmosfera.
O tratamento de esgoto também gera uma grande quantidade de biomassa, isto é, matéria orgânica. Essa matéria pode também ser usada no artesanato, na construção de materiais e peças decorativas.
Uma outra vantagem do bambu é que ele não possui folhas como outras plantas, portanto não terá problemas com quedas de folhas. Que sujam muito ambiente na época em que as folhas velhas caem e são substituídas por novas.
- Taioba
A Taioba é uma hortaliça comestível com folhas grandes. A planta consome a água e os nutrientes e assim o local nunca fica cheio.
O esgoto de fezes vira adubo e a água é devolvida para natureza pela evaporação.
Alguns estudos comprovam que os alimentos como a taioba e as bananas não são contaminados por esses micro-organismos e bactérias. Porém, se forem usados alimentos que têm raízes, estes não podem ser consumidos. É o caso do gengibre ou inhame. Assim como os frutos que caírem no chão da região do esgoto.
O saneamento básico é fundamental para evitar a proliferação de doenças, proteger a saúde das pessoas e o meio-ambiente. E assim promover também a qualidade de vida das pessoas.
Sobre nós
A desentupidora DesentopBH está localizada estrategicamente no coração de Belo Horizonte para atender a empresas e residências de BH e Grande BH.
Nossos profissionais são altamente qualificados e experientes, preparados para executar serviços de pequeno e grande porte. Garantimos o melhor preço com qualidade, agilidade, eficiência e limpeza.
Cuidamos com zelo de sua residência ou empresa como se fosse nossa e trabalhamos com segurança para garantir a excelência no serviço prestado.
Faça agora mesmo um orçamento. Sem compromisso.