É comum vermos ambas as palavras em anúncios por aí. Mas qual é a diferença entre essas palavras? Será que elas se referem a serviços distintos?
Esse artigo esclarece essas e outras dúvidas.
Qual é a origem da palavra dedetização?
A dedetização é o processo de extermínio de pragas por meio de processos químicos. O nome surgiu por causa do inseticida DDT que era muito utilizado, mas atualmente não mais.
Essa substância foi descontinuada porque essa ela foi usada de forma desordenada na década de 80 e isso gerou uma grande contaminação do meio ambiente, trazendo danos a animais, vegetação e até mesmo aos seres humanos. Essa contaminação ocorria por meio da inalação do veneno ou por consumo dos alimentos e água que foram contaminados por meio da pulverização do veneno.
Os principais danos causados pela contaminação eram alterações graves no sistema nervoso, alterações e desequilíbrios comportamentais e muitos problemas respiratórios. Em alguns casos, essa intoxicação levava ao coma e até o óbito do paciente. Ainda existem casos de câncer que estão ligados ao uso deste tipo de inseticida.
Qual é a origem da palavra detetização?
Na verdade, essa palavra não existe, não é encontrada no dicionário. O que ocorre é que ela se refere ao processo de dedetização, mas um erro gráfico foi passado a muitas gerações e até hoje algumas pessoas se utilizam desta palavra. Mas o correto é usar dedetização.
A palavra dedetização também caiu em desuso?
Sim. Atualmente essa palavra é substituída por outras que se refiram ao controle dos animais em questão. Vejamos:
- Desinsetização: Realiza o controle de insetos como baratas, moscas, mosquitos, formigas e entre outros;
- Desratização: Realiza o controle e de ratos e outros roedores;
- Descupinização: Realiza o controle de cupins.
Esses métodos são chamados de Controle Integrado das Pragas, isso porque o avanço das tecnologias permitiu que se usassem métodos e substâncias eficientes para cada tipo de pragas. Isso tem como objetivo aliar técnicas mais efetivas, tanto corretivas como preventivas. Tudo isso sem esquecer de cuidar da saúde e do meio ambiente.
Todas essas técnicas e praguicidas utilizados devem ser certificados e liberados pela Anvisa. A cada dia mais as empresas fabricantes têm tentado produzir produtos que sejam tóxicos apenas a esses animais e não aos seres humanos.
Portanto, chegamos à conclusão que o processo de extermínio de pragas é chamado de dedetização e a palavra detetização não existe. E aprendemos também que atualmente o termo dedetização caiu em desuso, pois não se usa mais o inseticida DDT. Hoje o que é realizado é o controle Integrado das Pragas cujo objetivo é o bem estar dos seres humanos e a preservação do meio ambiente.
Todas as empresas que realizam o controle de pragas devem ser especializadas e certificadas pela Vigilância Sanitária.
Precisa de Desentupidora?
A desentupidora DesentopBH realiza serviços de desentupimentos e detecção de vazamentos sem danificar a estrutura do seu imóvel, desentupimento de ralos, pias, esgoto, caixas de passagem e tanques com total profissionalismo.
Faça agora mesmo um orçamento. Sem compromisso.
Desentupidora e dedetizadora em Belo Horizonte | Orçamento: (31) 4141-7307 / 99123-9635